sexta-feira, 8 de abril de 2011

Em São João del-Rei, doces fazem a história

Ingrid Andrade e Natália Silva

Resgatar a história e a memória da cidade a partir da gastronomia. Esse é o trabalho realizado pelo projeto “Delícias de Antigamente”, que preserva a cultura local com a produção de guloseimas caseiras: doce de leite na palha, pirulito de mel, quebra-queixo, puxa-puxa, beijo quente, pé-de-moleque, amendoim, amêndoas, entre outras, além de contribuir com a profissionalização coletiva, criação de trabalho e renda, valorizando a identidade de São João del-Rei.
Alzira Haddad, coordenadora do projeto.
O projeto foi criado em 2000, pelo Núcleo de Assessoria Cultural (NAC), após a restauração do largo do São Francisco e, desde 2005, é desenvolvido pela Atitude Cultural sob coordenação de Alzira Haddad. O “Delícias de Antigamente” é um produto turístico da cidade, uma vez que está presente em festas tradicionais como, o fim de ano e férias cultural, semana santa cultural e carnaval de antigamente, explica a coordenadora. Apesar de cadastrados no projeto, os doceiros são incentivados a trabalhar independentemente dos eventos da cidade.
Os integrantes do projeto recebem orientações sobre como tratar os clientes, questões de higiene e embalagens e as maneiras de apresentar a cidade aos turistas. De acordo com a coordenadora a iniciativa é importante porque, na maioria dos casos, o ofício sustenta a família, e, portanto, é válido saber lidar com o público. Além disso, a inclusão no projeto proporciona aos participantes a regulamentação da atividade e uniformização, o que dá maior credibilidade.
Alzira Haddad afirma que o envolvimento com a culinária tradicional faz confundir história e memória. Segundo ela, a gastronomia está intimamente relacionada com o passado e presente da cidade. “As pessoas que trabalham no projeto, já tinham a produção de guloseimas presente na história de família, já haviam sido instruídos por seus pais, tios e avós”, afirma.

Outras informações e cadastro no projeto no site:

Mestre Edna
A doceira Edna dos Santos

Edna dos Santos foi a primeira inscrita no projeto “Delícias e Antigamente”. Antes de se cadastrar no projeto, Edna já trabalhava com guloseimas. Experiente, desde os dez anos se vê às voltas com muitas receitas. Seu pai, descendente de escravos, para sustentar os 17 filhos, fazia doces com a ajuda de toda família, vendendo-os em campos de futebol, festas, praças e esquinas.
Edna delicia turistas e moradores pelas ruas da histórica cidade de São João del-Rei, no espaço da Estação Ferroviária da Maria Fumaça, nos eventos da Atitude Cultural e outros tantos. É reconhecida como representante do patrimônio da cidade, com um vasto currículo e matérias de jornais, agendas, revistas e TVs, inclusive internacionais. Em 2009, Edna recebeu um prêmio e o diploma de mestre pelo Ministério da Cultura, em observância à Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais.

Vídeo de Edna na praça da estação ferroviária de São joão del-Rei:


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...